Comissão de Ética no Uso de Animais | CEUA | Universidade Feevale

Sobre a comissão

A Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA Feevale, vinculado à CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) e à Feevale, é um órgão assessor, independente, interdisciplinar, de caráter deliberativo e educativo. Ela foi criada para analisar e qualificar, do ponto de vista ético, as atividades de pesquisa e ensino envolvendo o uso de espécies animais classificadas como filo Chordata, subfilo Vertebrata, na Feevale.
 
Cabe ao CEUA, cumprir e fazer cumprir, por suas atribuições, o disposto na Lei 11.794 e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais para ensino e pesquisa, especialmente nas resoluções do CONCEA (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal).
 
A CEUA da Universidade Feevale é composta por representante docente médico veterinário, biólogos, docente da área de Ciências da Saúde com experiência no uso de animais, representante convidado da sociedade civil, membro de sociedade protetora dos animais legalmente estabelecida no país, representante docente e representante discente dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

Submissão de projeto

Para submeter um projeto a CEUA, é necessário realizar os encaminhamentos conforme o fluxo abaixo, obedecendo o prazo de entrega até o dia 20 de cada mês.
  1. Preencher o Formulário de Autorização para Uso de Animais em Experimentação ou Ensino. Veja os modelos: Protocolo de Pesquisa - Animais em Ensino ou Protocolo de Pesquisa - Animais em Experimentação;
  2. O Formulário de Autorização para Uso de Animais em Experimentação ou Ensino deve ser impresso em uma via, frente-e-verso, e não precisa ser encadernado;
  3. Somente o formulário deverá ser entregue impresso, preenchido e assinado junto à secretaria da CEUA na PROPPEX (sala 200A do prédio Lilás);
  4. O projeto e o formulário (assinado e escaneado) devem ser enviados em pdf para o e-mail ceua@feevale.br;
  5. Quando necessário, o pesquisador deverá entregar o termo de consentimento, do responsável pelos animais, na secretaria da CEUA, enviando também escaneado por e-mail. Neste caso poderá ser utilizada a nossa sugestão de modelo de termo de consentimento.
  6. O currículo do pesquisador responsável será avaliado pelo link na Plataforma Lattes, que deverá ser indicado no campo correspondente no Formulário.

Esclarecimento de Dúvidas:
O atendimento da CEUA para o esclarecimento de dúvidas, é de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 12h e das 13h15min às 17h30min. A entrega de documentos pode ser realizada até as 22h.
Telefone: 51 35868800 ramal 9065

Agendamento de horário do CEUA para esclarecimento de dúvidas:


Cronograma

Período para o encaminhamento de projetos

  • Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados para avaliação até o dia 20 de cada mês para serem avaliados no mês seguinte. Caso o dia 20 ocorra em sábados, domingos ou feriados, os projetos podem ser entregues no primeiro dia útil consecutivo.

Horário para encaminhamento de projetos

  • Segunda a sexta-feira: 8h30min às 12h e da 13h15min às 22h.

Local

  • Secretaria da PROPPEX (2º andar do Prédio Lilás – Sala 200A).

Confira o Calendário de Reuniões da CEUA em 2020

Mês Dia
Janeiro 08
Março 04
Abril 01
Maio 06
Junho 03
Julho 01
Agosto 05
Setembro 02
Outubro 07
Novembro 04
Dezembro 02


Gestão 2019/2022

Coordenadora

Andréia Henzel
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria
Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria
Doutora em Fisiopatologia da Reprodução pela Universidade Federal de Santa Maria

E-mail

Membros

Andresa Heemann Betti
Graduada em Farmácia pela UFRGS
Especialização em Ênfase em Análises Clínicas pela  UFRGS
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela  UFRGS
Doutora em Ciências Farmacêuticas pela  UFRGS

Gabriela Zimmermann Prado Rodrigues 
Graduada em Biomedicina pela Universidade Feevale Mestre em qualidade Ambiental pela Universidade Feevale Doutoranda em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale 

Larissa Schemes Heinzelmann
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS
Mestre em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS
Doutora em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS

Gunther Gehlen
Graduado em Ciências Biológicas pela UFRGS
Mestre em Bioquímica pela UFRGS
Doutor em Neurociência pela UFRGS
Pós Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade de Santa Cruz
 
Raphael Antonio Picolli
Adestrador de Cães
Especialista em Comportamento Canino

Links